18 de set. de 2011

TO de verdade 330

Itapiratins
"Quem manda aqui somos nós e o povo é obrigado a votar em nossos candidatos". 
A frase é do dentista João Pinheiro, repetida nos quatro cantos da cidadela.

Filho do ex  tri- prefeito Adeuvaldo Silva, também conhecido por Kadafi de Itapiratins, Pinheiro lembra o que escuta em casa desde criança, pois é assim que a família do coronel trata os nativos.    

Doando caminhão de terra para um, lote para outro, remédio aqui, casa do governo federal ali, enquanto o grosso da verba, 785 mil reais(TCE-TO) fica com os parentes, Kadafi não quer largar o osso.

Prova são os bens deles. As melhores casas, carros, fazendas, faculdades particulares para os filhos, todos na folha da prefeitura e agora, a tentativa de emplacar mais 4 anos de farras.

Márcio, outro filho do coronel, está em campanha para tomar do atual prefeito o direito à reeleição, depois de um mandato de rédeas em Almir, ordenando o que podia ou não fazer.

Deu zebra. O secr.de saúde Hamilton Craveiro rompeu com Márcio e se declarou pré candidato a prefeito na próxima, com apoio de família numerosa e dos insatisfeitos com o coronelismo. 

Na eleição anterior o coronel elegeu Almir com menos de 20 votos de frente. A dissidência de Hamilton joga no rio a vontade de Márcio continuar o mandonismo em Itapiratins.

Caso Almir não reaja(quem sabe consiga ser vice de Hamilton), a disputa será entre Márcio de um lado e  Hamilton Craveiro e os insatisfeitos com o coronel e familia de outro.

Democracia sem reciclagem de poder vira ditadura, exatamente como aconteceu em Itapiratins, com  privilégio de poucos e migalhas para a maioria.

Parece estar chegando ao fim. O coronel vai resistir em entregar o poder, como ainda faz Kadafi, na Libia, mas ninguém pode impedir o sol de brilhar amanhã.  

Faxina Geral
A corrupção de prefeitos que usam o dinheiro público como se fosse deles tem sido combatida exemplarmente pelo Ministério Público- TO, com cassação de mandatos e prisão de alcaides.

Formoso do Araguaia
O prefeito Pedro Rezende(PR) diz que sabe amansar promotor e se jacta de haver tirado da cidade um representante do MP "que vivia atrás de picuinha".

Desgovernando 6 milhões de reais, infalíveis, todo mês, em 7 anos, Tavares, "o devorador" não faz obra com a dinheirama, deixa a saúde na UTI, mal transporta estudantes e muito pior pagava funcionários.

Aproximando o fim do mandato e com a certeza de não se eleger a mais nada,   
Pedro tem dado o beiço nos servidores públicos, que recebiam merreca e  não veem dinheiro há quase três meses.

Ao invés de reconhecer a desumanidade, o "devorador" começou a perseguir, abrindo sindicância contra trabalhadores insatisfeitos. 

Tudo nas barbas do promotor local que ainda não deve ter conhecimento das injustiças do mandatário Pedro RezendeTavares contra os assalariados municipais.

Servidores pedem socorro ao Procurador Geral do MP-TO e podem entrar com uma ação popular contra a prefeitura com o objetivo de receber os vencimentos mirrados. 

Caso o MP seja diferente em Formoso, o remédio é a Justiça, que  tem bloqueado verbas e quitado débitos em atraso com empregados de prefeituras de outros municípios.