30 de jul. de 2011

TO de verdade 326

"Um em cada 4 prefeitos do TO é investigado pelo Ministério Público"

De 139 municípios tocantinenses, faltam 34 para passar a limpo.

Nenhuma contribuição pode ser mais util a um estado do que o combate sistemático da corrupção no executivo, principalmente.

A principal causa da miséria brasileira são os prefeitos equivocados, incentivados pelos milhões que chegam, infalivel e diariamente nos cofres das prefeituras.

Focados no dinheiro do povo, aparecem sorridente, nas eleições, até conquistar os votos e se tornarem  os maiores tiranos da sociedade.

O Ministério Publico é a principal instituição que pode salvar o país da bancarrota idealizada pelos prefeitos corruptos.

Tratando o dinheiro publico como se fora pessoal, eles matam(de fome, por exemplo), roubam, expropriam, tapeiam e só param quando o MP age e o judiciário manda.

No Tocantins, o MP,com raras exceções, tem agido sistemáticamente contra as velhas táticas de surrupiar o novo dinheiro que aparece nas contas públicas, toda semana.



Prefeito preso
MPE-TO investigou, pediu a prisão e juiz mandou ao xilindró o ex vereador e atual prefeito de Carmolândia, João Holanda, o Bogó(PR), 35 anos, por desviar dinheiro público.

Bogó é acusado de se apropriar de um milhão de reais. Deve ser muito mais. Segundo o site do TCE-TO, chegam nas contas da prefeitura de Carmolândia, mais de 900 mil reais, todo mês.

Em 30 meses de desmandos, Bogó, com poderes de Rei, viu desfilar em sua frente mais de 27 milhões de reais.

Alguns crimes de Bogó: notas fiscais clonadas e falsificadas, fraudar licitações, sapecar cheques frios e usar cheques da prefeitura para pagar bens pessoais, inclusive bois.

Secretários da administração, finanças e contadores, segundo o delegado responsável pela prisão do alcaide, faziam parte da quadrilha.

Assumiu, feliz e sorridente, o vice, Jovercy Ribeiro(PP), 53 anos, provavelmente com muita sede nos cofres públicos.

Dentre os 139 gestores públicos do Tocantins, quantos fazem igual a Bogó, ou pior? Talvez uma meia dúzia, não.



Briga política em Araguacema
Certamente por indisposição pessoal com o alcaide, o vereador Marcelo Queiroz(PMDB) levou documentos no site Roberta Tum, denunciando o prefeito João Paulo(DEM).

Segundo Queiroz, João Paulo detonou 144 mil reais da prefeitura, mentindo ter reformado hospital e escolas. Uma autêntica lavagem de verba.

As ordens de pagamento foram em nome de uma tal "Construtora Rio Bonito LTDA, empresa criada, talvez só para receber a grana, relata o vereador, exibindo documentos.

O prefeito desmentiu tudo, mas não diminuiu a gravidade da denúncia, que, sem dúvida, será investigada pelo atuante ministério Público do Tocantins.

De quebra, o vereador ainda comentou o descaso com a educação no município, com baixos salários, falta de merenda, material didático e sem planejamento das aulas.



Formoso: 6 milhões de reais, todo mês
Foi a verba infalivel que chegou nas contas da prefeitura de Formoso do Araguaia em cada mês de 2010. 72 milhões, no total. Tá no site do TCE-TO, Portal da Transparência(receitas + transferências).

Sem obras que justifiquem nem a metada da grana, desprefeito Pedro Tavares está sendo chamado, pela população, o devorador.


No estaleiro
Um ambulância tipo Van, da prefeitura de Formoso, retornou, novamente ao pátio da Navesa-Iveco, em Gurupi, desde início de julho, onde continua estacionada.