4 de jul. de 2011

Especial 325

Valparaíso de Goiás


A prefeita da cidade mais violenta do mundo, Lêda Borges (PSDB), caiu nas malhas do TCM e do MP. A tucana é investigada por malversação de dinheiro público, contratos superfaturados, e por vender uma rua para a empreiteira Goiás Construtora!

Prefeita pode perder o mandato


Da redação
O Ministério Público ofereceu denúncia por crime de improbidade administrativa contra a prefeita de Valparaíso de Goiás, Lêda Borges de Moura (PSDB). Ela é acusada de vender uma rua da cidade para a Goiás Construtora Ltda. O MP quer condena-la com a cassação do mandato e a suspensão dos direitos políticos.

Lêda vendeu a empreiteira um pedaço da Rua Espanha, localizada no Parque Esplanada III. A área pública, no valor de R$ 598.397,49, corresponde a 2.491,12 m² da avenida e foi “entregue” a empresa como pagamento de parte de uma dívida que ela cobrava da prefeitura por serviços de infraestrutura que fez na cidade.

Por causa do inusitado negócio, a prefeita virou ré numa Ação Civil Pública proposta pelo promotor de Justiça Bernardo Boclin Borges. O MP denunciou ainda a Goiás Construtora e os oito vereadores que aprovaram a malfadada Lei Municipal número 841/2010, permitindo a “venda” de uma rua de Valparaíso.

A situação de Lêda Borges não é nada favorável também no Tribunal de Contas dos Municípios, que investiga vários contratos dela com indícios de ilegalidade. No dia oito de junho passado, através do processo 13338/2011, o TCM imputou débito em desfavor da prefeita, acusando-a de ter pago com preço superfaturado as obras de ampliação da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu, no Parque Esplanada V.

Rua vendida na surdina

Alegando que a venda de parte da Rua Espanha traria benefícios a cidade por causa da expansão do Shopping Sul, a prefeita encaminhou duas vezes para ser votado na Câmara Municipal o projeto de lei número 841/2010, autorizando a negociação. Na primeira tentativa ela recuou por causa de protestos da população.

Mas segundo o Ministério Público, a tucana Lêda Borges esperou apenas o povo se acalmar para enviar o projeto novamente ao Legislativo. A venda da rua para a Goiás Construtora foi aprovada com o apoio de oito dos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Valparaíso. Eles respondem processo por improbidade.

O promotor Bernardo Boclin frisa que a venda favorece as finanças da Goiás Construtura, já que a empreiteira pode vender, pelo preço que quiser, parte da Rua Espanha à administração do shopping para viabilizar a ampliação do empreendimento.

O MP requereu ao Judiciário a anulação da Lei Municipal nº 841/2010, que aprovou a venda da Rua Espanha. O promotor de Justiça tenta impedir a Goiás Construtora de vender a parte adquirida da rua e de construir ou modificar o seu uso natural, que é o de circulação de pessoas.

A venda de uma rua de Valparaíso fez aumentar ainda mais o índice de rejeição popular da prefeita. Para a maioria da comunidade, ela promove o desgoverno e não cumpre nada do que prometeu em campanha. O povo pergunta, cadê a rodoviária, o hospital, o estádio, mais escolas e outras obras de relevância para a cidade, que Lêda garantiu fazer?

Chacareiros podem ser desapropriados

Em Valparaíso circula um abaixo assinado – o documento está inclusive na internet – que tenta derrubar o decreto municipal 176/2011, baixado pela prefeita Lêda para desapropriar mais de 50 moradores do setor de chácaras Marambaia e chácaras Benvindas.

A comunidade do local afirma que a mais de 10 anos está de posse das terras que encontraram abandonadas a mais de duas décadas, mas agora a prefeita quer expulsa-los sem lhes pagar indenização alguma.

Os moradores denunciam que Lêda Borges quer desapropria-los para entregar o terreno aos empresários do setor imobiliário que querem construir casas populares da Caixa Econômica Federal. “O interesse da prefeita é nos retirar da área e vende-la aos empresários, apenas para arrecadar mais dinheiro”, acusam.

No abaixo assinado, os moradores alegam que tiram seu sustento da própria terra, através da plantação de milho, feijão, mandioca, abóbora e hortaliças em geral, além da criação de galinhas e patos. Antes de pensar publicar o decreto da desapropriação, era a prefeitura quem doava sementes e adubos aos chacareiros.

Em algumas das chácaras funcionam pequenos estabelecimentos comerciais como mini-restaurante caipira, trailers para lanches, chácara para eventos de finais de semana. Revoltados com a prefeita, os moradores desabafam: se não fossem os chacareiros e outros moradores do local, essas terras já teriam virado favelas, e ai Valparaíso teria mais um grave problema social”.

Aniversário marcado pela violência

Fazendo jus ao título de “a cidade mais violenta do mundo” – informação divulgada até no Fantástico da Rede Globo, edição 29/05 – Valparaíso comemorou seu aniversário de 16 anos de emancipação, no dia 15 de junho passado, com agressões aos sindicalistas que protestavam contra a política da tucana Lêda Borges. Nem a imprensa escapou da pancadaria, que começou durante o desfile cívico, na Etapa A, em ValparaizoI.

A violência foi a resposta que funcionários comissionados nomeados pela prefeita deram aos manifestantes do SINDSEPEM/VAL – Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás.

Os servidores concursados foram agredidos no momento em que cobravam direitos trabalhistas e a moralidade na administração de Lêda Borges. Ao tentar registrar os fatos, a imprensa também levou porrada.

A violência em Valparaíso está tão incontrolável que nem a prefeita escapou da ação de bandidos. Ela teve o apartamento assaltado, de onde foram roubados dois notebooks, jóias e roupas. No caso dela, o ladrão foi preso no dia seguinte. Dizem, na cidade, que Lêda tentou abafar o caso a todo custo.
 

Poder 325

Um político coerente

Deixou o corpo dia 2, aos 81 anos, o ex Presidente Itamar Franco, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vitima de pneumonia, proveniente de leucemia.

O felizardo suplente é o Presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Zezé Perrella(PDT), que ganhou 7 anos e meio de mandato e deve tomar posse no Senado.

Pecuarista e empresário no setor de carnes, Perrella, 57 anos, foi deputado federal e estadual e é presidente do time de futebol mineiro pelo quarto mandato.

Perrela é investigado pelo Ministério Público mineiro querendo saber como ele comprou uma fazenda em Morada Nova - MG, por 60 milhões de reais.



Corrupção põe quatro na rua
Descarrilou o vagão de Juquinha das neves, indicado pelo PR, na Presidência da Valec. Denúncia da revista Veja, de primeiro de julho afastou ele e mais três, "temporariamente".

Comandado por Waldemar Costa Neto, o PR é acusado de cobrar propina de seus fornecedores em troca de sucesso em licitações, dar garantia de superfaturamento de preços e fechar os olhos aos aditivos.

A grana seria dividida entre o comando do Partido da Repúlica e os parlamentares dos estados em que a obra fosse realizada.

Além do ex Presidente da Valec, que fala em aposentadoria, outro afastado é o goiano, Mauro Barbosa "dono da chave", cunhado de juquinha e inicialmente ligado ao deputado Sandro Mabel(PR).

Noticiário político aponta Sandro Mabel como possível denunciante do esquema, na tentativa de se vingar de Waldemar Costa Neto e Juquinha. Ambos queriam derrubar Mabel do comando do PR goiano. 




Solto ex dirigente do FMI
Dia primeiro Strauss-Kahan foi libertado, sem pagar fiança. Ficou demonstrado que a camareira que o acusou teria omitido haver limpado outro quarto antes de denunciar Kahan.

Apareceram, no Tribunal, provas de que a arrumadeira do hotel Sofitel, Nafissatou Diallo, já mentira em duas declarações públicas ao estado e era confidente de um traficante preso.

Seria prostituta, prevalece a idéia de sexo consensual e de uma possível armação para ver o ex-Presidente fora do FMI. Ele ainda pode disputar a presidencia da França.



Gays bem sucedidos
Âncora do programa Balanço Geral, da Record em Goiás, Oloares Ferreira renovou contrato com a emissora e promoveu mega festa de aniversário dia 2 de julho, em Senador Canedo.

O site da jornalista goiana e ex deputada estadual Roberta Tum, em Palmas é um dos um mais visitados e tem a simpatia do governo estadual.

Paulo Beringhs só diminuiu performance em 2010, após tramar saída da TBC, no ar, no final do mandato do ex gov., aproveitando a presença de um ex procurador de Justiça.

O sucesso deles  uma prova de  que a vida sexual não determina vitória ou fracasso profissional.



Guarinos
Zé Imbé e o genro Zé Ribamar, dois gangsters que ludibriaram o povo durante 8 anos, fartamente denunciados na imprensa, estão fora do poder.

Tiveram todas as contas reprovadas pelo TCM e a maioria dos vereadores que, enfim puseram freio na trajetória da quadrilha.

Bandalheiras imagináveis em uma prefeitura e por eles praticadas amargou a vida de 2 mil habitantes(a cidade diminuiu) em 8 anos que pareceram 80.

Escaparam da Justiça dezenas de vezes, mas, agora, na chapada, já começam a pagar por seus crimes.

Quem mais atazanou a vida dos bandoleiros foi o vereador Samuel Dias (PTN), enfim vitorioso com a derrota dos Zés.



Carniça entre ricos
Habitantes do Portal do Sol e Alphaville que convivem com a catinga do Rio Meia Ponte, um dos sete  mais poluídos do Brasil, protestam contra a fedentina nas casas.

Quem moeu 150 milhões em 2004 falando em construir  Estação despoluidora do Meia Ponte? Falem com o gov. goiano.



Paulo Garcia bonzinho
Ao aumentar em mais de 600% o salário dos comissionados Fernando Contart e Raphael Cupertino, o prefeito candidato a reeleição deu o diereito aos outros de pleitearem o mesmo.



Matadores de Boi
Antônio Russo Netto(PR), suplente de Marisa Serrano(PSDB-MS), que vai deixar o senado para assumir vaga no TCE-MS, é ex dono do frigorífico Independência, passado aos filhos.

Ele foi o segundo maior exportador de carne do país. Em 2003, o jornal norte-americano The Wall Street Journal chamou Russo de Barão da Carne.

O "Barão" movimentava dinheiro até a falência, em 2008 e R$3,5 bilhões de dívidas contra pecuaristas. Em S.Canedo tem uma unidade abandonada e credores do ex-grandão.

O ex-empresário é alvo de processo na Justiça Federal de MS e pode ter dificuldades de assumir o mandato ganhado, sem ser eleito. Tomando posse, pega foro pirivilegiado.

Antônio Russo disse que está pagando os credores e vai reabrir o Independência.




Corrupção faz muito mal a saúde
A morte do ex ministro da educação Paulo Renato, de infarto, aos 65 anos é reveladora. Em regra, corruptos notórios falecem entre 35 e 65 anos, de coração ou câncer.

Não se está a dizer que corrupção foi a causa da morte do criador do "Bolsa-escola", depois transformado em "Bolsa-família". Só parece.



Violência em Valparaiso
No comando de 9 milhões de reais mensais, a prefeita Leda Borges(PSDB), eleita com o slogan "Coragem para mudar", está mostrando que tem coragem de mandar bater no povo.

Foi o presente que dona prefeita divorciada deu a população, dia 23 de junho, no aniversário da "cidade mais violenta do mundo", segundo o Fantástico da Rede Globo.

A ex sorridente prefeita, franziu o cenho e mandou comissionados e a Polícia baixar o porrete em servidores, jornalistas e quem mais concordasse com as reivindicações dos trabalhadores.

Tudo em desfile na principal rua da cidade, filmado por centenas de comunicadores que ao mostrarem as cenas, quem sabe, acorda a galera para mudar o quadro na próxima eleição.

A insegurança de uma cidade ou estado dependem do governante e com uma feminista raivosa e covarde a ponto de mandar espancar o povo na rua, a violência não tem fim.

Na próxima eleição, o slogan de Valparaíso deve ser: "contra a violência. Leda nunca mais!"