23 de nov. de 2010

Compradores de votos pegos
 
Dois dos maiores comerciantes de votos do Tocantins, Eduardo Dertins e Raimundo Jr. Coimbra conseguiram votações surpreendentes(pela ousadia na compra) nas últimas eleições, ambos de cofres abarrotados após passagem pelas  presidências do Dertins e Assembléia.
 
Méritos? 
 
Eduardo Dertins comerciou 23mil e 310 sufrágios( dep. estadual) , Raimundo Jr. Coimbra  pagou 69 mil e 372 votos(dep. federal). Qual o mérito de ambos? O de Eduardo foi votar em Gaguim na eleiçã indireta da Assembléia Legislativa e o de Raimundo J. Coimbra, galgar a presidência do legislativo após Gaguim assumir o governo do Tocantins.
  
 
Que mais?
 
Fora isso, é dar um dinheirinho aqui, outra merrequinha  alí, muita conversa e sobretudo comprar diretórios nos 139 municípios tocantinenses. Mais o que? Repassar a grana e monitorar resultados.
 
      
Pedra no meio do caminho
 
Em terra sem Lei, quem é mais esperto, vence. Se tem Lei, os  mais espertos podem perder o mandato e serem rifados da política.
 
 
Procurador achou
 
A Procuradoria Regional eleitoral acatou denúncia de compra de votos em 29 de setembro contra os dois espertalhões conchavados ao prefeito de São Valério Davi de Abreu, o Davi Cai Cai.
 
Denúncia
 
"A Promotoria de Justiça de Peixe noticiou que os carros envolvidos na campanha de diversos candidatos, especialmente Júnior Coimbra e Eduardo do Dertins, estavam sendo abastecidos com requisição da Prefeitura de São Valério. Após comunicação à Polícia Federal, diligência realizada na cidade confirmou os fatos noticiados".
 
 
Dinheiro aparece
 
São Valério recebe cerca de 600 mil reais, todo mês. O desprefeito Davi Cai Cai apalpou até novembro 13 MILHÕES  e 800 MIL REAIS, de verba infalível. Não sobrou dinheiro para fazer nenhuma obra.
 
Cadê a grana?
 
Na véspera da campanha política, Davi Cai Cai abriu o cofre, pegou maços de notas de 50 reais, pertencentes ao povo de São Valério e mandou abastecer veículos conduzidos por compradores de diretórios com objetivo de votar em Eduardo Dertins e Raimundo Jr. Coimbra, entre outros. 
 
 
Polícia Federal comprovou tudo
 
"Informações da PF constantes no processo apontam que no Auto Posto Tocantins Ltda. foi verificada a emissão de nota fiscal emitida para a Prefeitura de São Valério no valor de R$976,86 com data de 8 de setembro de 2010. Segundo frentista do posto, a nota refere-se ao abastecimento de diversos carros que estavam fazendo propaganda eleitoral dos dois candidatos. Juntamente com a nota fiscal, foram encaminhados para a prefeitura os cupons onde constavam os nomes e carros que foram abastecidos. A mesma operação foi registrada no Posto JG Combustíveis Ltda., onde foi constatado valor a ser pago pela prefeitura referentes a abastecimentos realizados entre 18 e 29 de setembro totalizando R$ 4.876,58. Os dois candidatos representados receberam significativa votação no município de São Valério".
 

Cassação

Eduardo Dertins, Raimundo Jr. Coimbra e David Cai Cai praticaram crime eleitoral(Lei 9504/97) e podem ser cassados pelo TRE. Se não der em nada, a PRE vai recorer ao TSE e todos podem perder os mandatos. 

Chegou a hora!

Muita gente  sabe que o paulista  Eduardo Dertins e o tocantinense Raimundo Jr. Coimbra são destacados feirantes de votos que conseguiram impunidade em várias eleições. A diferença é que agora foram flagrados e  existe uma Procuradoria Eleitoral Federal atuante.  As informações são do Portal Cleber Toledo.

Penalidades

"A PRE requer a cassação dos registros das candidaturas ou dos respectivos diplomas, caso o julgamento se dê após a diplomação, independentemente da participação dos dois candidatos diretamente nas condutas, mas em razão do benefício a eles proporcionado. Também requer a aplicação de multa a cada um dos representados, em valor compatível com a gravidade da conduta. Caso a decisão ocorra após a diplomação, a multa deve ser transferida aos partidos dos candidatos representados, PMDB e PPS".


Ode a Júnior Coimbra, o Raimundo, relembrando Drumond

"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução".
Não foi, e Raimundo Jr. Coimbra pode conhecer o Silas(se lascar).

0 Comentários (Comente):